Mostra 12 – NOVOS PARADIGMAS DE GESTÃO: QUALIDADE TOTAL

A grande virada do Sistema de Gestão da Brasal (SGB) tem como ponto de partida a aproximação de Osório Neto com as práticas de controle da qualidade baseadas no modelo japonês da Qualidade Total.

Com o apoio do Professor Vicente Falconi, à época consultor da Fundação Christiano Ottoni, instituição ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Brasal Refrigerantes dá início a implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT), em 1997, colocando em prática o objetivo preconizado pelo método: atender às necessidades do cliente com segurança, previsibilidade e redução de custos.

No biênio de 1998-99, a Brasal adota o Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), metodologia que prevê reuniões de avaliação de resultados mensais. “Foi um passo gigante, um modelo de gestão que alcançava todo mundo. Passamos a ter meta e modelo de gestão o que fez a Brasal avançar”, diz o diretor de logística Enezil Egídio da Costa.