Mostra 10 – GOVERNANÇA E SUCESSÃO_ HOLDING BRASAL

A década de 1990 anuncia grandes mudanças no horizonte da governança com a criação da Holding Brasal, em 1991. Marco do processo sucessório, a Holding favorece o amadurecimento da estrutura corporativa e a profissionalização da gestão, necessárias para o futuro da empresa que se aproximava dos 40 anos.

Osório Neto e Fernando Adriano já trabalhavam nas empresas, mas a partir de 1991, passam a dividir o comando dos negócios com o pai, eleito para seu primeiro mandato como deputado pelo Distrito Federal. “Quando eu me elegi, precisei direcionar meu tempo para a Câmara e aí entraram os filhos. Eu vinha aqui na empresa mais para dar uma força, nunca deixei de estar presente”, conta Osório Filho. Fernando fica à frente da unidade de negócios de veículos, com as revendedoras e o consórcio, e o irmão mais velho, Osório Neto, assume a locadora, os postos de gasolina e a nova franquia da Coca Cola.

Para Osório Neto, a sucessão, apesar de não preparada, foi natural e sem conflitos, uma resposta ao envolvimento maior do pai na política. Para ele, o elemento facilitador da transição é a visão de Osório Filho, um empreendedor nato. O momento difícil de superar foi o falecimento de Fernando em 2014, que deixou uma lacuna irreparável para a família e os negócios.