Mostra 09 – O SALTO COM O SEGMENTO DE BEBIDAS

Com solidez financeira, confiança e reputação conquistadas, a Brasal inaugura uma nova fase de sua história ao ingressar no negócio de bebidas, com a aquisição da franquia da Coca-Cola, em 1989. Até então, o grupo com foco exclusivo em serviços ligados a veículos, era reconhecido em Brasília pelo nome do fundador e de marcas parceiras fortes como Volkswagen e Shell. A entrada em um segmento industrial com tecnologias de operação e logística distintas e complexas exigiu fôlego, investimento e dedicação, que ao final acaba por alçar a empresa a um outro patamar.

Este capítulo começa no contexto de uma pequena engarrafadora, localizada no SIA, que dispunha de infraestrutura e administração precárias, com pouco mais de 300 funcionários, uma frota de caminhões antiga e faturamento equivalente ao da Taguauto, a menor concessionária do Grupo Osório Adriano.

Em 1995, o cenário já é outro: entra em operação a nova fábrica em Taguatinga Sul, com 37 mil metros quadrados de área construída e 100 mil metros quadrados de terreno. A decisão se mostrou acertada. A franquia rendeu como fruto principal a Brasal Refrigerantes, responsável pela distribuição de produtos da Coca-Cola e Kaiser no Distrito Federal e em parte de Goiás e Minas Gerais - área depois expandida para novos pontos do sudeste e o estado de Tocantins.

Em 2022, a empresa conta com duas fábricas, localizadas em Taguatinga/DF e Luziânia/GO, quatro Centros de Distribuição nos municípios goianos de Catalão, Formosa, Simolândia, e em Minas Gerais no município de Unaí. É responsável por abastecer 21 mil pontos de venda, com diferentes marcas incluindo todo o portfólio das cervejas Heineken. “Estamos mais fortes do que nunca, mais bem preparados, com as lições aprendidas e prontos para o crescimento, temos a melhor operação do mercado do Brasil da The Coca-Cola Company e preparamos um crescimento sustentável para os próximos anos”, afirma Jean Blaffeder, diretor geral da Brasal Refrigerantes”.