Mostra 01 – RUMO À NOVA CAPITAL DO PAÍS

Recém-formado em engenharia civil pela Universidade de Miami, Osório Adriano Filho poderia ter seguido uma carreira previsível em cidades grandes do Brasil ou mesmo dos EUA, deixando-se levar pelos ventos favoráveis da economia do pós-guerra. Opta, ao contrário, por uma aventura maior e, em meados de 1957, desembarca no maior canteiro de obras do país.

Por indicação do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital - Novacap, Israel Pinheiro, passa a integrar o grupo de engenheiros engajados na construção de Brasília. Com o objetivo de entregar a capital ainda em seu mandato, Juscelino Kubitschek impôs um ritmo intenso de trabalho. “Tínhamos que fazer 11 ministérios em 1 ano, porque depois de montar a estrutura tem que fazer o acabamento, então a pressa era muito grande.

Trabalhávamos até meia-noite; eu trabalhava dia sim, dia não, revezando com um companheiro, o Fabiano”, recorda-se Osório, aludindo à parceria com Fabiano Cunha Campos, com quem logo vislumbra novas oportunidades na cidade, incluindo uma construtora. Em 1958, criam com Jeremias Martins a Marcam, primeira locadora de carros de Brasília, marcando a entrada de Osório no ramo automobilístico.